Qual é a vontade de Deus e como a conhecer? (1)

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 03 de Dezembro de 2018.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com este mundo, mas transforma-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos 12:1-2.

Qual é a vontade de Deus e como a conhecer? (1)

Amados, quantos de nós, depois muitos anos, seguindo Jesus, já nos convencemos que tudo que praticamos agrada a Deus?

Esta mensagem, (em dois artigos), responde a várias questões dos nosso leitores: A mais frequente: Como conhecer a vontade de Deus?

1°. Para o(a) Cristão que aceitou o Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, a resposta não tem contornos e é claramente compreensível: “Que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus”.

2°. Para aqueles que ainda não tiveram esse sublime encontro: apresse-se em fazê-lo. Entregue-lhe a sua vida hoje, amanhã pode ser tarde demais. Assim vai descobrir vontade do Pai para vossas vidas. Ele mesmo, através da Sua Palavra, lhe indicará o caminho que deve seguir: o que Lhe agrada.

O que acabamos de ler: leitura do Apóstolo Paulo aos Romanos, declara que para fazer a vontade de Deus, toda a criatura tem de tornar-se: (um culto espiritual). O nosso corpo, Deus o criou e o Seu Senhorio é o mesmo: portanto pertence-Lhe. Assim Paulo declara estas palavras: Ofereça seu corpo em sacrifício vivo: uma parte do nosso culto a Deus.

O objectivo de cada vida, aos olhos de Deus, deve ser: dar tudo o que somos: o valor que Jesus nos atribuiu. O Senhor se manifesta dizendo:

“Sabei que o Senhor é Deus: foi Ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto”. Salmos 100:3.

Este culto implica: usar a nossa inteligência, nosso coração e nosso corpo, para exprimir a Deus o quanto Ele representa para nós, e tudo que Ele é em Cristo Jesus.

No Versículo 2: Romanos 12, Paulo nos recomenda como podemos utilizar a nossa vida: Adorando-O e louvando-O, em todo o tempo:

Ser transformados. A nós cabe essa transformação. Não só na nossa postura exterior, mas a maneira de pensar e usar a nossa inteligência. Bem como está escrito: “Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”.

Vivamos a nossa nova identidade, mostrando ao mundo que nascemos de novo.

Todo o crente que aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador é uma nova criatura: Comprados pelo precioso sangue de Jesus. Assim  o Apóstolo os identifica:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram: eis que tudo se fez novos”. II aos Coríntios 5:17.

Paulo os exortava:

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento”. I aos Coríntios 5:7.

Amados, como fazer a vontade de Deus?

Fazer a vontade de Deus, é abandonar um passado de desobediência e de descontrolo, (por falta de conhecimento), e entrar numa nova dimensão de vida dirigida pelo Senhor do corpo. Paulo, lembrando seu passado, recomendava aos Colossenses uma mudança de vida:

“Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malicia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boba. Não mintais uns aos outros, pois já vos despiste do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Colossenses 3:8-9-10.

No Verso 12 ele volta a lembrar a nossa nova identidade:

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas misericórdias, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros”.

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus.

Transformados e revestidos pelo poder do Espírito Santo que opera em nós: Fomos declarados eleitos. Todo este processo nos deixou: purificados, limpos e de livre acesso ao Trono da Graça.

Jesus conhecia a vontade do Pai e como Lhe obedecer. Já perto da Crucificação, da terrível punição que O esperava, Ele clamava:

“Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice: todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”. Evangelho de Mateus 26:39.

Amados que grande exemplo. A nossa vida, (se é que desejamos fazer a vontade do Deus Pai), pode passar pelo sofrimento. Negar-se a si mesmo, sem depender do que desejamos, mas sim da vontade de Deus: Foi Ele que nos fez ovelhas do Seu pasto.

Pedro pregava dizendo:

“Porque melhor é que padeçais fazendo o bem, (se a vontade Deus assim o quer), do que fazendo o mal”. I de Pedro 3:17.

Por outras palavras amados, Deus pode permitir que o cristão sofra, mesmo fazendo o bem. O Apóstolo Pedro faz referência à perseguição. Mas não esqueçamos que os autores da perseguição serão julgados, pois o verdadeiro cristão não merece esse tratamento. Esta era a exortação do servo de Deus: “Porque melhor é que padeçais fazendo o bem”.

O apóstolo Paulo resume a exortação de Pedro, dizendo:

“Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos  para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo”. Efésios 1:11-12.

Amados, o primeiro sentido da vontade de Deus, é a submissão ao controlo Soberano de Deus: sobre todas as coisas. Ele não cederá à vontade do homem e como nos ensinam as Sagradas Escrituras, só Ele pode decidir como agir:

“E todos os moradores da terra são reputados em nada: e, segundo a sua vontade, ele opera com o Exército do céu e os moradores da terra: NÃO HÁ QUEM POSSA ESTORVAR A SUA MÃO E LHE DIGA: QUE FAZES? Daniel 4:35.

Como podemos observar, a vontade de Deus começa pela humildade à Sua Palavra. Os exemplos já observados nos podem ajudar a caminhar: direitos, na Sua vontade e em paz. Amém

 

Desejo a todos vós uma santa semana: dirigidos pela vontade do Pai.

 

António Soares.

 

Verso do Dia

Ensina-nos a contar os nossos dias,

de tal maneira que alcancemos coração sábio.

Volta-te para nós, Senhor: até quando?

E aplaca-te para com os teus servos.

Sacia-nos de madrugada com a tua benignidade,

para que nos regozijemos e nos alegremos todos os dias.

Alegra-nos pelos dias em que nos afligistes,

 e pelos anos em que vimos o mal.

 Apareça a tua obra aos teus servos,

e a tua glória, sobre teus filhos.

 Salmos 90:12 a 16.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article