A Disciplina Cristã, um Elemento indispensável para um TESTEMUNHO FERTIL.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 12-13 de Maio de 2021.

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.

E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correcção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido:

Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Hebreus 12:3-4-5-6.

A Disciplina Cristã, um Elemento indispensável para um TESTEMUNHO FERTIL.

Amados, 40 anos caminhando com o Senhor, trabalhei com muitas pessoas: no trabalho de cada dia e espiritualmente servindo ao Senhor. Em todos estes anos, o que pude observar foi: se queremos chegar ao sucesso temos de ter pelo menos uma coisa em comum: A GRANDE DISCIPLINA PESSOAL.

Todos aqueles que conseguem dominar esta área na sua vida, estão preparados para fazer e enfrentar: Dificuldades e problemas, que a maior parte dos homens não conseguiram.

Fico muito triste, quando me encontro ao lado de pessoas que não tem a noção da disciplina. Que não respeitam nem se dão ao respeito…

Tenho observado que as pessoas que conseguem controlar a sua disciplina pessoal passam pelo menos por seis domínios essenciais e que, a Bíblia nos ensina:

1° Os que conseguem controlam perfeitamente seus humores:

Respeitam seus compromissos e não as suas emoções. As pessoas que fazem boas coisas, mesmo quando não têm vontade de as fazer, realizam a maior parte: de tudo que se faz no mundo. O que está escrito nos pode ajudar:

“Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”. Provérbios25:28

Por outras palavras: Como uma cidade sem muralhas, assim é o homem que não é mestre de si mesmo.

2° Os que conseguem, fazem atenção aos seus comentários:

Essas pessoas, antes mesmo de falar, examinam e reflectem no que vão dizer. Um velho provérbio afirma: “Uma coisa dita vale muito, por dizer, não vale nada”.

Não é por acaso que a Bíblia nos ensina: Todo o homem seja pronto para ouvir e tardio para falar: Tiago 1:19. Vejamos o que ela nos ensina mais:

“O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação”. Provérbios 13:3.

O respeito e a postura são sem dúvida “factores” que todo o homem deve preservar.

3° Os que conseguem, controlam também as suas iniciativas.

A minha pergunta nesta manhã é a seguinte: até onde é você capaz de suportar as contrariedades da vida, antes de perder a paciência? Antes que as suas emoções tomem o controlo de uma iniciativa que tudo pode meter a perder? A resposta também está no Livro de Deus:

“O entendimento do homem retém a sua ira: e sua glória é passar sobre a transgressão”. Provérbios 19:11.

O Apóstolo Tiago escreve às tribos, exortando-as:

Meus Irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência”. Tiago 1:1-2.

4° Os que conseguiram, respeitaram as prioridades:

Se nós não determinarmos gerir o nosso tempo corretamente, podemos ter a de uma coisa: vão ser outros que vão gerir em nosso lugar. Conheço pessoas que não podemos contar com elas.

A Bíblia ensina que nos nossos compromissos, onde está o sim, também está o não! Temos portanto, “antes que a confiança perca seus valores, manter a nossa palavra: em tempo e hora. Assim Paulo teve este cuidado em escrever aos Efésios, prevenindo-os:

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus”. Efésios 5:15-16.

O mundo pode andar mal. Os valores podem andar de rastos. Mas não esqueçamos Amados: Nós somos a luz do mundo. Quem anda na luz, NADA TEM A VER COM AS TREVAS.

5° Os que conseguem andar na luz, também geram bem a sua casa e seu dinheiro:

Aprendem a viver com menos e investem com prudência. Assim o escritor nos deixa este precioso conselho:

“Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato o devora”. Provérbios 21:20.

E finalmente:

6° Os que conseguem têm o cuidado de olhar pela sua saúde:

Amados, quando me comprometi com Jesus: fumava, bebia mais que o necessário, falava como louco: dizendo o que não devia.

Com o tempo, fui entregando, (a cada dia) os meus vícios no Altar e, Deus me livrou de todos. Claro, não foi fácil, MAS ELE TEM O CUIDADO DE NÓS.

O que nós podemos aprendido deste recado de Deus, é que temos de tomar cuidado de nós mesmos. A Bíblia pode não ser o remédio, mas ela nos ensina como curar:

“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”. I aos Tessalonicenses 4:4.

Sabia que Deus diz que nós somos vasos? E não qualquer vaso: VASOS DE HONRA”.

Amados, há muito mais conselhos que o que acabamos de aprender. A Bíblia não é apenas um Livro: Ela é uma Biblioteca, uma Farmácia, um Hospital, uma Universidade, um alto Refúgio: A PRESENÇA DE DEUS em todos os momentos.

Que fazer portanto? Leia a Bíblia todos os dias e deixe que o Senhor Espírito Santo faça Luz sobre a sua vida.

Agora a pergunta que lhes faço também é a seguinte:

Em que área está você precisando mudar?

Não esqueça. A disciplina que aplicar hoje à sua vida, determinará o seu nível de sucesso de amanhã.

Claro: É necessário mais que a vontade, guardar o controlo de si mesmo(a). Necessita mais do que as suas forças, mas sim do poder de Deus em sua vida.

Por você mesmo(a), as boas intenções são insuficientes. Pois que acabamos de identificar os benefícios da Bíblia, sigamos a Sua Preciosa leitura: confiando o que nela foi escrito em nosso favor:

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. II a Timóteo 1:7.

Deus não nos dá apenas os Conselhos, mas também nos dá as forças para vencer. Amém.

Para todos, uma santa semana.

 

António Soares.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article