Cada um dará contas segundo as suas obras.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 11 de Maio de 2021.

E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.

E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.

E ele lhes propôs esta Parábola, dizendo:

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la?

E, achando-a, a pões sobre os seus ombros, cheio de júbilo:

E, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Evangelho de Lucas 15:1 a 7.

Cada um dará contas segundo as suas obras.

Amados, ao ensinar esta Parábola, Jesus quis mostrar a estes homens a dimensão do Amor de Deus pelos perdidos. Os perdidos não são mais que todos aqueles que rejeitaram o Sacrifício de Jesus Cristo, em seu lugar

Uma destas ovelhas que vinha de se desgarrar do rebanho que pastoreava o deixava assim: sobre uma elevada responsabilidade, PASTOR RESPONSÁVEL PELO REBANHO.

Com um grande cuidado, assim ele toma uma decisão que deixa a todos sem resposta:

Deixar as noventa e nove que se mantinham seguras, e partir por todos os LUGARES à procura da ovelha IMPRUDENTE.

Queridos, se, se tratasse apenas uma linda história e ficar por aqui, já era uma linda história. Mas o mais sério é o tema desta mensagem: que responsabiliza o descuido do pastor.

A Palavra de Deus nos revela que, quando a encontrou, fez uma grande festa. Convida os amigos para festejar o retorno da ovelha desgarrada.

Mas que podemos nós aprender deste exemplo?

As tarefas dos nossos dias não deixam grande espaço para nos manter alerta sobre os tempos que vivemos.

Sobre a qualificação moral do Pastor, Paulo advertia seu companheiro Timóteo sobre esses tempos. Os dois primeiros Versículos de I a Timóteo ensinam sobre a preciosidade do Episcopado:

“Esta é uma palavra fiel: SE ALGUEM DESEJA O EPISCOPADO, EXELENTE OBRA DESEJA. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”. I a Timóteo 3:1-2.

Assim Paulo teve um precioso cuidado em lhes dar a sua visão dos tempos:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos: porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afecto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos de deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia. DESTES AFASTA-TE. II a Timóteo 3:1-5.

Penso que tudo está dito. A Igreja de Cristo tem de ser o Grande Tempero para hoje e, se assim não for, estamos no caminho Errado.

Jesus afirmou, quando em terra, que cada ovelha é única e muito valiosa aos olhos do Pastor Criador. Cada vida tem um valor inestimável para Ele. A prova é que nunca suspendeu a Sua relação com o homem.   

Demasiado inteligente nas suas obras, o homem continua na desobediência e a perder-se nos seus caminhos errados.

Queridos, espero que esta mensagem sirva de exemplo àqueles que se comprometeram com o seu Senhor.

Deus não precisava de ningué, mas no seu imenso amor, enviou quem mais amava, Seu próprio Filho Jesus, para que pagasse um elevado preço, na Cruz, a fim que a nossa CÉDULA fosse limpa: que a nossa divida de pecadores não fosse o impedimento de um dia nos encontrar no céu. Jesus mesmo prometeu:

“E, se eu for, (disse Jesus aos seus discípulos), e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, ONDE EU ESTIVER, ESTEJAIS VÓS TAMBÉM”; Evangelho de João 14:3.

Ele afirmou:

“Eu sou o bom Pastor, e conheço bem as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como Pais me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas”. Evangelho de João 10:14-15.

Amados, compreendi que nesta Parábola há uma mensagem especial de Deus a todas as Igrejas. Sem dúvida, vivemos dias difíceis, mas são mais os querem ser LIDERES E NÃO OVELHAS.

Alguns estão fazendo mau uso do CAJADO que lhes foi confiado.

 Todo o Crente precisa ser Ovelha: portanto pastoreado. Todo o pastor precisa compreender a importância do seu trabalho e fazê-lo com muito zelo: COMO ALGUÉM QUE TERÁ DE PRESTAR CONTAS DIANTE D’AQUELE QUE DEU A SUA VIDA PELAS OVELHAS.

Agora amados, o recado está dado. O resto é com você.

Esta mensagem falou ao seu coração? O que aprendeu dela pode aplicar à sua vida?

GLÓRIA A DEUS. O Senhor abençoe ricamente.

 

António Soares

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article