Melhor discernir a Voz de Deus.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 16 de Maio de 2021.

Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como vo-lo tenho dito.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as: e elas me seguem:

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Evangelho de João10:26-27-28.

Melhor discernir a Voz de Deus.

Amados, esta é a questão fundamental do Leitor: à qual, todo o filho de Deus deve saber responder sem equivoco: 

Como posso eu saber, se tudo quanto usufruo na vida, “vem de Deus? Como posso eu discernir a voz de Deus, ou simplesmente dos meus interesses?

Claro. Jesus deixou esta poderosa Mensagem: Verso 27 do nosso Texto: ”Minhas ovelhas conhecem a minha voz. Eu conheço-as: e elas me seguem”.

Por outras palavras: não pode haver confusão.

A Sua revelação é clara. Para Jesus Cristo, uma das qualidades mais preciosas (do Crente), é a capacidade em “ouvir a Sua Voz”. A discernir: das mais vozes.

Mas eu acrescentaria: não só discernir a Sua Voz, mas conhecê-Lo bem: para O seguir e servir: com confiança: temor e sem duvidar.

Porquê ter certeza se ela vem de Deus e não do inimigo ou dos meus próprios interesses?

Amados, só Ele é Digno do nosso louvor e de toda a glória. Como filhos de Deus, com a sabedoria que o Espírito Santo nos tem concedido, que a nossa gratidão seja dada: somente a Ele. A minha vida deve depender unicamente do meu Senhor.

Por outras palavras: ouvir a Voz de Deus é vital. Pois me envolve numa dimensão prodigiosa: a da Sua presença que me permite seguir o Movimento Divino.

Jesus afirmou:

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Evangelho de Mateus 4:4.

O termo é uma impressão espiritual: assim como precisamos de pão para viver, precisamos também ouvir a Voz de Deus, para nosso alimento espiritual e avançar: no caminho que nos conduz à Eternidade.

Portanto Ele deixa bem claro: desejar ouvir a Sua Voz, não é um acaso: mas uma necessidade vital para uma vida de vitória.

Amados, meditando neste contexto, cheguei a uma conclusão: algumas condições que vão ajudar-nos a ouvir Deus mais claramente: à medida da nossa escuta permanente e sem interferências: à Sua Vontade.

Assim, Deus fala em todo tempo. Onde podemos encontrar esta afirmação?

1° “Antes, Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso”. Jó 33:14.

Amados, uma coisa tenho a certeza: Deus fala. Ele deseja falar Hoje, Amanhã e aos nossos desafios de cada dia.

Ele deseja nos orientar nas nossas grandes e pequenas decisões, mas também nas nossas tarefas de cada dia.

Ele está presente, Ele nos ama e deseja partilhar Seu Coração com seus filhos. Aleluia.

Portanto, se é que temos confiança, não necessitamos de dizer uma só palavra, mas compreender que Ele nos fala e que tem coisas “Grandes” a nos confiar: Jeremias 33:3.

Construir uma sólida e constante comunhão com Ele.

Vejamos o que Jesus nos confia:

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. Evangelho de João 15:7.

Muitos desejam ouvir a Sua Voz, mas sem Jesus. Amados, procurar entender a Voz de Deus à nossa maneira e sem pagar o Preço: é impossível. Portanto, só aqueles que desejam a presença do Rei Senhor Jesus em suas vidas e de maneira permanente e audivel, podem exercer  os ouvidos do seu coração.

Claro. Não é obra de um momento, tão pouco de um dia: mas de uma vida:

Uma comunhão que se constrói diariamente e me ensina a ouvir Deus.

3° Ouvir a Voz Escrita, preparando-nos para ouvir a do Senhor Espírito Santo.

Este era o desejo do coração do Salmista:

“Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos. Alegrar-me-ei nos teus estatutos: não me esquecerei da tua Palavra. Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua Palavra. DESVENDA OS MEUS OLHOS, PARA QUE VEJA AS MARAVILHAS DA TUA LEI”. Salmo 119:14-15-16-17-18.

Todos queles que conhecem a Palavra de Deus, discernem facilmente a Voz do inimigo: para que não entre em confusão.

4° Falar em Línguas de maneira intencional.

“Porque, o que fala línguas estranhas não fala aos homens, mas a Deus: porque ninguém o entende, e em espírito, fala de mistérios. I aos Coríntios 14:2

Mas o que profetisa fala aos homens para edificação, exortação e consolação.”. I aos Coríntios 14:3.

O Apóstolo Paulo, nos nos revela uma poderosa mensagem neste texto.

Primeiro: Falar em línguas, me predisponho a receber a Revelação Divina Paulo explica que aquele que fala em Línguas, fala de mistérios. Por outras palavras, se posiciona numa esfera de revelação, que significa: “levantar o Véu” para descobrir algo que está escondido”.

Portanto aqueles que falam em línguas se preparam par a ouvir Deus com nitidez.

5° Conhecer o coração de Deus.

Vejamos um exemplo: JONAS.

“E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso que eu disse, estando eu ainda na minha terra? Por isso me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal”. Jonas 4:2.

Amados todos nós, pela Bíblia, conhecemos este acontecimento. Jonas foi consciente da sua desobediência, (descer a Nínive), para os alertar da sua malícia. Ele ouviu a Voz de Deus e desobedeceu à missão. Agora ele clamava por uma segunda oportunidade.

Tudo isto para dizer quê? Que Deus fala e se faz entender “COM VOZ”, quando o nosso coração está disposto a ouvir.

Vou terminar esta mensagem com algo simples, mas essencial: Para ouvir e compreender a Voz de Deus, É NECESSÁRIO CONHECER O CORAÇÃO DO PAI.

O texto nos mostra como Jonas, (porque conhecia Deus) pode interpretar o sentido das suas palavras.

Quando conheço Deus, compreendo: o que Ele me quer dizer e deseja que eu faça.

Espero que estes pensamentos nos ajudem, pois ouvir melhor Deus é essencial para todo o Crente em Cristo.

Para formar os nossos ouvidos a Ouvir Deus, é um processo que necessita tempo: até que tudo se torne claro em nossos corações de servidores.

Amém.

António Soares.

Desejo a todos um Santo Domingo. Estejamos todos atentos à Voz que vem do Céu.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article