Preparados para subir.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização. Mensagem do dia 02 de Junho de 2021.

Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro.

Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada a outra.

Vigiai, pois, poraquê não sabeis a que hora há-de vir o vosso Senhor.

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.

Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem, há-de vir à hora em que não penseis. Evangelho de Mateus 24:44.

Preparados para subir.

Amados, admiro as pessoas que têm compromissos na terra e, não descansam enquanto os não cumprem. Exemplo:

O encontro com seu médico, facturas do mê a pagar. Segurança da sua casa, etc.. A razão é clara: se não cumprem, perdem os direitos aos mesmos.

Quando anunciamos, (pela Palavra de Deus), a vinda iminente do Filho, Jesus Cristo, a resposta é quase sempre a mesma: É assunto que pode ficar para mais tarde e que tem tempo… dizem elas.

Jesus Cristo foi certamente das pessoas, (MODELO DIREI), O mais pontual nas suas responsabilidades. Ele mesmo é o Autor do conselho da nossa mensagem.

Quando ensinamos sobre a Parábola das Dez Virgens, (sobre a prudência e a loucura), o homem pode dizer: Já não há mais em que falar? Honestamente: ouvir, repetir, aprender de Deus, nunca me cansou.

O que acabamos de observar, quando Jesus aconselha à preparação para nos encontrar com Deus, Ele não diz: “preparai-vos”. Sim, é muito mais sério: “ESTAI PREPARADOS”.

Tofos os preparativos exigem tempo e trabalho. O que nos quer ensinar a Sua Palavra hoje é: e se Jesus viesse pendente os preparativos, ficariamos  nós em terra? Estar preparados queridos, é ter as “MALAS FEITAS”.

Quando alguém projeta uma viagem em avião, não se apresenta no aeroporto, “Che King”, entrega as malas e lá vou eu! Não. Tem de preparar seu lugar, pagar a sua passagem e, (NO DIA QUE CHEGAR Á HORA, FAZER O FAMOSO CHE KING, E ENTRAR NO AVIÃO°.

Queridos, a minha pergunta nesta manhã é simples: Já deu esse passo? Está preparado(a) para embarcar?

E se Jesus viesse hoje? A você de responder: não a mim mas ao Senhor da viagem.

Neste momento, agora mesmo, tenho de estar preparado para partir. É um dever, uma possibilidade e ao alcance de cada um(a) de nós.

Jesus ilustrou esta verdade na Parábola das Dez Virgens. Mateus 25:1a13. Trata-se de dez jovens que tiveram a honra de serem convidadas a um célebre casamento. O noivo lhes enviou um convite especial. Ele as conhece, as ama e deseja partilhar a sua alegria.

O Noivo aqui é Jesus Cristo  e os convidados, todos os Crentes que n’Ele confiam. Todos os filhos de Deus, nascidos de novo, são convidados às bodas do Cordeiro.

Mas um grande problema existe. Não conhecemos: nem o dia, nem a hora da Sua vinda.

Por essa razão, Jesus convida a sermos prudentes para esse evento, a fim de que ninguém falte a esse glorioso encontro. Isto nos adverte que Ele levará para si, só, quem estiver preparado: esperando-O.

Olhando à nossa volta, podemos já imaginar a deceção que vai haver nesse dia. Uma das maiores será quando Ela responder

“E Ele, respondendo, disse: em verdade vos digo que não vos conheço”. Mateus 25:12.

Mas afinal, quem são as virgens sábias e as loucas?

As dez virgens representam os cristãos espalhados pelo mundo. Eles sabem, têm conhecimento da sua vinda e foi-lhes oferecida uma “Lâmpada”, (a Palavra de Deus”. Porquê um Objeto tão banal, um Livro, teria servido a Jesus para ilustrar a Sua Luz?

Para que ninguém perdesse esta gloriosa oportunidade, viver pertinho dele, usufruindo definitivamente das delícias do Céu?

A palavra virgem traduz-se por jovens servidores(as).

Prudentes, traduz-se por alguém que ouviu e recebeu de bom grado a Palavra de Deus. Ou seja, alguém que procurou conhecer mais sobre Ele e O aceitou como Fonte da sua vida.

Loucas: por insensatas. Cristãos com falta de sentido. Não dando crédito aos avisos de Deus.

Ele é o Deus da sabedoria. Mas como está escrito:

“Não há ninguém que entenda: não há ninguém que busque a Deus”. Romanos 3:11.

E o Salmista afirma:

“O Senhor olhou dos altos céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendido e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: Não há quem faça o bem, não há sequer um”. Salmos 14:2-3.

A grande loucura do ser humano é não procurar alimentar a sua alma da Palavra que vem do Pai das Luzes.

A Lâmpada e a reserva do azeite.

A Lâmpada é a Palavra de Deus. Ter conhecimento da volta de Jesus e conhecer a Palavra, é insuficiente. O escritor era consciente da necessidade viver a Palavra:

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz, para o meu caminho”? Salmo 119:105.

Uma lâmpada apagada está simplesmente morta: não serve para nada.

A Palavra de Deus foi escrita por homens, mas inspirada pelo Senhor Espírito Santo. Se desejamos que a Ela nos ilumine, necessário é a ajuda do Seu Autor.

As virgens sábias compreenderam bem a mensagem do Espírito de Deus. Elas precisavam do azeite da Unção. Deus espera cristãos comprometidos: não apenas de palavras vazias.

Um erro gravíssimo no crente é quando perde o amor pela causa de Deus. Isso também ficou escrito:

“Tenho, porém, contra ti que deixas-te o primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras: quando não, brevemente a ti virei e tirarei do teu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”. Apocalipse 2:4-5. Amém.

Desejo a todos um Santo Dia.

 

António Soares.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article