Não voltes para trás

Publié le par Tonio

 Centro Cristão de Evangelização. Mensagem do dia 19 de Julho de 2021.

Então, saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos: saí deste lugar, porque o Senhor há-de destruir a cidade. Foi tido, porém, por zombador aos olhos de seus genros.

E, ao amanhecer, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.

Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.

E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida, não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina: escapa lá para o monte, para que não pereças.

E Ló disse-lhe: Assim, não, Senhor! Génesis 19:14-15-16-17-18.

Não voltes para trás: Lembra-te da mulher de Ló. Evangelho de Lucas 17:32.

Amados, antes que Deus destruísse Sodoma, na Sua misericórdia enviou dois anjos para salvar Ló e sua família. Suas instruções eram claras: escapa-te lá para o monte, para que não pereças.

O que é aprendemos deste acontecimento?

Primeiro, é que Deus na Sua Misericórdia, sempre preparou refúgio para que o homem não fosse surpreendido com as armadilhas do diabo. Segundo, Ele o criou para que fosse perfeito, abençoado, rico e saudável.

Só que a vaidade e o pecado, o tornou arrogante e distante do seu Criador. 

A terra que foi criada com tanta perfeição pelo Senhor tornou-se uma “Sodoma” irreparável para os seus predadores.

Hoje, que podemos nós fazer amados? Como avisou Deus a Ló, Ele nos a adverte de igual modo: fujam enquanto é tempo.

O Apóstolo Paulo, quase no fim da sua vida, com perfeita consciência dos tempos, alertava o jovem Timóteo:

“Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Paulo também não deixou Timóteo procurar a razão do seu aviso:

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e a mães, ingratos, profanos,

Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. DESTES AFASTA-TE. II a Timóteo 3:1-2-3-4-5.

Este acontecimento (nosso texto de hoje”, nos deixa um exemplo de grande tristeza: a escolha da mulher de Ló. Ela não resistiu às paixões que ali tinha vivido, mas que dentro de poucas horas, (Deus tinha avisado),não existiriam mais:

“E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal”. Génesis 19:26. 26.

Lembrai-vos da mulher de Ló.

1° Queridos amigos, não olhemos para trás lamentando um caso que afastou o homem do Deus Criador.

Pense bem: o que era pecado antes, continua a ser pecado hoje. Por isso Tiago adverte a Igreja:

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado: e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. Tiago 1:14-15.

Concluindo:

NÃO ERREIS, MEUS AMADOS IRMÃOS. Verso 16.

2° Não lamentemos mais os nossos erros. Os dois genros de Ló ignoraram a mensagem dos anjos e a suplicação de seu sogro: ficando para trás. Talvez tenha sido a razão pela qual a mulher de Ló também tenha olhado para trás.

Amigos, para ela, o não ter ouvido a voz de Deus, lhe foi fatal, e ainda hoje, Deus continua a enviar os seus anjos ao mundo, anunciando o Seu Santo Evangelho para que não caiam na mesma armadilha da mulher de Ló.

Será porventura que o nosso Deus, que renova a Sua misericórdia a cada manhã, não nos queira chamar para uma nova etapa de vida?

 

NÃO ERREIS, MEUS AMADOS IRMÃOS. Verso 16.

Deus nos quer reserva grandes coisas. Esta é a razão do nosso combate, que ainda temos de enfrentar. Vejamos o que Jesus nos ensina:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. João 10:10.

E o Conselho do Senhor Espírito Santo, para esta manhã, não mudou:

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei COISAS GRANDES E FIRMES, que não sabes”. Jeremias 33:3.

Queridos, este “ladrão” já nos roubou muitas coisas. Não lhe demos mais oportunidade e avancemos com coragem, olhando para a cruz que Jesus enfrentou para pagar a nossa velha dívida.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus: Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Tiago 4:7. Amém.

 

António Soares.

Desejo a todos uma santa semana.

 

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article