Semeemos amor e, colheremos amor.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 23 de Março de 2017.

Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro.

Porque cada qual levará a sua própria carga.

E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer: porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Carta do Apóstolo Paul aos Gálatas.

Semeemos amor e, colheremos amor.

Amados, depois muito tempo tenho procurado inspirar-me na natureza que Deus criou com tanta perfeição. Se procurarmos, vamos descobrir que, mesmo Jesus aplicava aos seus ensinos de base a lei da sementeira.

Atenção, procuremos o bom grão que queremos semear.

A minha esposa é uma grande amiga das plantas. As flores dão-lhe grande alegria. Os legumes, embora em pequena quantidade, têm de ser de boa qualidade e, quanto mais “Bio” possível, melhor.

Mas é elementar: se eu plantar flores num espaço de terra, elas nunca vão dar legumes! Independentemente do cuidado, mesmo que eu regue, faça grande limpeza à sua volta, faça limpeza das folhas mais velhas, elas nunca vão dar outra coisa que, o que a natureza previu, neste caso: flores.

Amigos, é natural que até riam da minha afirmação que lhes parece bem inocente, mas deixem que diga: o mesmo se passa com a nossa vida espiritual e psicológica.

Se semearmos dúvidas, amargura ou a discórdia, na vida dos nossos filhos ou nos mais próximos, acreditam realmente que vamos poder colher fé, o reconhecimento ou paz? É improvável, não acham?

Mas o contrário é bem verdade: se semearmos boas coisas, exemplo: a escuta, a compreensão, o respeito, o encorajamento, colheremos certamente boas coisas! A menos que haja misturas, o que lamentavelmente já tem acontecido!

Quando pensamos ter semeado o amor, a fé e o reconhecimento e não colhemos: frutos visíveis, o que é que pode estar por detrás desse mistério?

Só vejo uma explicação. É porque temos semeado uma mistura de sementes: ou sem querer ou sem o reconhecer.

Temos certamente procurado semear o amor mas, ajuntado um pouco de amargura, ressentimento como também dúvidas sobre o que fazemos. Neste proceder, pensamos e esperamos, de todo o coração bons resultados. Claro que pela misericórdia de Deus pode acontecer, mas nem sempre funciona. Ele é longânime mas exige mudança no nosso comportamento.

A nossa vida e a vida de nossos filhos, que são as primeiras pessoas em quem semeamos, comporta com frequência um outro tipo de mistura.

A gentileza, (a curto prazo), pode acalmar a agressividade, sobretudo quando se perfila o período da adolescência: mas a mentira existe e pode fricionar o que é mais correto.

Quando os nossos filhos se tornam adultos, com frequência eles guardam marcas:

caráteres e atitudes semelhantes aos nossos, ou então eles podem degenerar, tornando-se completamente diferentes.

Mas a Boa Nova:

O Bom Grão da Vida: vida divina que nós semeamos, pode voltar a germinar bons frutos, mesmo depois terem sido sufocados pela rebelião e cólera, que nós mesmos semeamos ou eles tenham adquirido ou cultivado.

Após alguns anos, mesmo decenais, essa semente que foi semeada, mas que ainda guarda uma minúscula esperança da eternidade, podem voltar à sua origem, (espiritualidade do passado). Encontrava-se como adormecida, mas em doçura se prepara para brotar e dar vida a “Belas Plantas”: sólidas e duráveis.

Alguns anos passaram. Eu ouvia um servo de Deus que dava uma grande mensagem de esperança àqueles que viram seus filhos, amigos, etc., se afastarem do Senhor. Ele afirmava que o lugar outrora, morada do Espírito Santo, aguardava o arrependimento e retorno daqueles que se haviam retirado. Por outras palavras, ele explicava que o seu lugar no coração de Deus, ninguém o podia ocupar.

O Espírito Santo, a quem temos confiado os nossos meninos e nossos familiares e amigos, (muitas vezes em lágrimas), não esqueceu e espera o momento propício para iluminar o Seu caminho e deixar de novo que tome o seu lugar.

PAIS, a quem eu amo muito, esta mensagem vem para confortar e convidar a não baixarem os vossos braços. O nosso Deus em quem temos depositado toda a nossa confiança, não mudou. A Sua Palavra e promessas permanecem! Jesus, após a morte de Lázaro, devolveu a esperança às suas irmãs:

“Disse-lhe Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Evangelho de João 11:39-40.,

Qual é a tua “pedra” de impedimento? Confia. Tira a pedra. Confia n’Ele e Ele, tudo fará.

Continue a semear a boa semente: na sua Família, nos seus vizinhos e amigos. Responda ao apelo de Jesus:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo: mas quem não crer será condenado”. Evangelho de Marcos 16:15-16. Amém.

António Soares.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article