Quem está no controle da tua embarcação?

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização. Mensagem do dia 25 de Janeiro de 2022.

Portanto, ó varões, tende bom ânimo! Porque creio em Deus que há-de acontecer assim como a mim me foi dito. Atos 27:25.

Quem está no controle da tua embarcação?

Amados, um acontecimento tremendo (nos revela a Palavra de Deus): o evidente naufrágio de uma embarcação, a qual transportava muitos presos. Entre eles se encontrava Paulo, (também preso). Esta tarefa, (conduzir os presos) teria sido confiada a um centurião por nome Júlio, da Corte  Augusta.

O Mar se levantou e em pouco tempo, tornou-se incontrolável  deixando o pânico tomar conta da coragem da maior parte desses homens.

Vendo a situação incontrolada, o centurião Júlio- chama a Paulo e humanamente falando com ele, lhe permitiu ir ao encontro dos seus companheiros para que o ajudassem.

Segundo as Escrituras, toda esta viagem era muito perturbada pelos ventos: Falta de comer, o Sol e Estrelas não apareciam, já não havia esperança.

Então Paulo, pondo-se de pé, os consolava com estas palavras:

“Mas, agora, vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas só o navio. Porque, esta mesma noite, o Anjo de Deus, DE QUEM EU SOU E A QUEM SIRVO, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, ó varões, tende bom ânimo.

E porque creio em Deus que há de acontecer assim como a mim me foi dito”. Atos 27:22-23-24-25.

Amados, todos nós sabemos, (pela Bíblia), quem era Paulo. Ainda que tenha negado a Cristo, sido um grande pecador e perseguidor da Igreja, agora que vinha de ter um encontro com o seu Anjo, a sua vida ao MESTRE SENHOR JESUS CRISTO, vinha de mudar encontrando REFÚGIO, para ele e para os restantes, que à sua semelhança se encontravam presos na mesma embarcação.

Amigos, não cesso de anunciar sobre a segurança que temos em Jesus Cristo. Ele não mudou.

Alguns ousam afirmar: Ainda O não vi, Ele ainda não falou comigo, nem sei se devo acreditar!

Amados, mesmo através dos ventos Deus tem falado. Uma coisa apenas é necessário.  convidá-Lo de coração:

FALA ,PORQUE O TEU  SERVO OUVE. I. Samuel 3:10.

Esta história, como muitas outras da Bíblia, ilustra o quão importante é fazer-Lhe confiança. Paulo acreditou e Deus através da sua fé, Seu anjo o confortou!

A Bíblia nos fala de um grupo de homens, (Discípulos), que acompanhavam Jesus, numa embarcação no Mar de Galileia. Quando se levantaram as ondas, não confiaram e, apavorados de medo O despertaram:

“Senhor, salva-nos, que perecemos. E Ele disse-lhes: Porque temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança”. Mateus 8:25-26.

Uma questão de fé mas também de confiança na Pessoa que consideramos nosso Melhor Amigo e, disposto a dar Sua Vida por nós..

Neste tempo de tantas Incertezas, Mentira, Pandemias e outros, quem nos pode valer senão o Filho de Deus?

“O Apóstolo Paulo sabia e confiava Naquele que lhe prometeu:

Amados, este Grande exemplo deve servir para todos nós filhos de Deus! Aos que de bom grado receberam a Sua Palavra. Em toda a caminhada que temos feito confiança no Mestre dos mestres: recebemos esta sublime formação que nos tem confortado, guiado e vai continuar até à Sua vinda.

Os Apóstolos que acompanhavam Jesus naquela noite, no mar de Galileia, tiveram medo. Isto era sinal de falta fé e de confiança, como afirmou Jesus.   

O Pai se nos quer revelar através do Filho: para poder enfrentar o mundo e seus desafios!

Paulo conhecia as viagens por onde tinha de passar, mas não se deixava conduzir pela sua sabedoria. Os ventos, (que Deus usa para falar em Seu lugar), frequentemente lhes fizeram compreender que não era o melhor caminho o qual tinha escolhido. Temos este exemplo:

“E partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários”. 27:4.

Muitas vezes a nossa insistência no caminho errado, pode trazer amarguras. Os homens que se encontravam na mesma embarcação de Paulo não apostavam em Paulo, (o homem de Deus), mas sim no SEU PILOTO: DEUS.

Assim Paulo lhes observava: É tarde demais. Por causa da desobediência a Deus, vai ser assim até ao fim:

“Havendo já muito que se não comia, então, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, lembrava:

 Fora, na verdade, razoável, ó varões, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incómodo e esta perdição”. Atos 27:21.

Amados, quem está de verdade governando o lema da nossa vida hoje? Não façamos confiança à nossa “equipagem pessoal”: seja qual for o companheirismo.

Quando Paulo anunciou a violenta tempestade que os esperava, para eles toda a esperança de se salvarem era escassa. Mas Deus ainda tinha tudo sobre Controle.

Paulo conhecia quem estava no controle da sua embarcação. Ele continuava a exortar a todos os seus companheiros: “tende bom ânimo! Porque creio em Deus que há-de acontecer assim como a mim me foi dito”.

Procuremos sempre   e confiemos na Palavra que está escrita, para que juntos possamos continuar o caminho até à Sua vinda. Amém.

António Soares.

 

Desejo a todos um santo dia e santa noite.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article