A três passos da vitória…

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 21 de Julho de 2017.

Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são retirados, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal. Isaías 57:1.

Ele entrará em paz: descansarão nas suas camas os que houveram andado na sua retidão. Isaías 57:2.

E dir-se-á: Aplainai, aplainai, preparai o caminho: tirai os tropeços do caminho do meu povo. Isaías 57:14.

Passai, passai pelas portas: preparai o caminho ao povo: aplainai, aplainai a estrada., limpai-a das pedras: arvorai a bandeira aos povos. Isaías 62:10.

A três passos da vitória…

Amigos leitores, nos templos Bíblicos, as maratonas não eram praticadas em estradas planas, mas por caminhos em muito mau estado, tais que: pedras soltas ou simplesmente degradados, o que causava grande transtorno. Ao mais pequeno descuido o atleta pisava essas pedras, tropeçava e caía, perdendo assim a corrida.

Vamos considerar a “maratona” do crente. Apenas três obstáculos em que o cristão, ao mais pequeno descuido, também pode tropeçar, cair e ter dificuldade em se levantar. Claro que há muitos outros casos, mas falaremos sobre eles numa próxima vez.

1° Rejeitar o perdão.

Amados, certamente que todos nós já ouvimos esta “conversa”: (Nunca lhe perdoarei). Nem sempre essas afirmações vêm do coração. E se vêm do coração, espero para essa pessoa que não seja cristã. A Palavra de Deus é muito clara:

“Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”. Evangelho de Marcos 11:26.

Terrível. Cuidado com as palavras que saem da nossa boca. Deus assemelha a linguagem a uma fonte:

“Com ela, bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus... Tiago 3:9.

“Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa”? Verso 11.

Significa que, se a ofensa de alguém, desencadeia em nós: despeito ou dor, antes de toda a atitude a tomar ou linguagem de maldição clamar, a oração é a primeira arma eficaz, de combate contra essa injustiça.

A agressão, seja ela física ou a linguagem que não é sã, acaba por produzir frutos de amargura na nossa vida, começando, (como já observamos) pela rejeição do perdão de Deus.

A oração do Pai-Nosso, só tem seu efeito se vivida: Se é assim, porque orar errado?

“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Evangelho de Mateus 6:12.

Como Jesus afirmou:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós”. Veros 14.

Se desejamos (para nós), as bênçãos do nosso Pai, temos de orar a Ele que as conceda também aos nossos semelhantes.

Amados, quando procuro fazer valer a minha razão, estou impedindo o nosso Senhor o direito de mostrar a Sua misericórdia e gerir a situação o melhor possível.  

2° Relações tóxicas.

As nossas relações: sejam cristãos ou não, para um bom testemunho, devem ser saudáveis. Eu, pessoalmente, sou incapaz andar zangado com alguém.

Para viver em paz, preciso falar com todas as pessoas. Claro que tudo é consequente da confiança. Mas, é necessário saber escolher os amigos  e como falar com elas. O Apóstolo Paulo deixa este alerta:

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis: porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus: digo-o para vergonha vossa”. I aos Coríntios 15:33-34.

Na nossa caminhada terrena, temos de saber escolher os nossos companheiros de viagem: com graça e sabedoria. A viagem pode ser longa, mas se procedermos segundo os conselho da Palavra, vale a pena.

Nós podemos observar exemplos à nossa volta, que as más influências provocam destruição, e tudo por falta de instrução e educação moral.  

Partilhemos os nossos valores com aqueles que correspondem ao nosso perfil e princípios, e se possível, que compreendam a linguagem de Deus.

3° Um coração decisivo.

O Apóstolo Paulo retrata com frequência seus objetivos, como um desporto. Antes de ter chegado à meta final, ele afirmava:

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado: mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipense 3:18-19.

E por fim, a recompensa:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia: e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. II a Timóteo 4:7-8.

Amados, um coração decidido, resulta um espírito pronto. Isto faz a diferença: entre os vencedores e os derrotados. Amém.

 

António Soares.

Desejo a todos umas santas Férias. Que as bênçãos do nosso Pai permaneçam em vossas vidas.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article