A implacável sede do homem...

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 16 de Outubro de 2017.

Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós, que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei: sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Isaías 55:1.

A implacável sede do homem, sem a Fonte da Água Viva de Deus

O homem tem sempre sede de alguma coisa e na maioria dos casos não sabe do quê. Procura sem cesse para se satisfazer, porém como é algo subjetivo, intangível e difícil de definir, ele acaba se enganado por meras e amargas fontes.

Está convencido ter encontrado o essencial da vida, mas continua a procurar, pois a sua sede não é qualquer água que a apaga. 

David só entendia uma coisa em seu coração: procurar viver dependente de Deus. Ele orava

“Ó Deus, tu és o meu Deus: de madrugada te buscarei: a minha alma tem sede de ti:  a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água”. Salmos 63:1.

Preparei alguns exemplos que nos pode ,melhor ajudar a não cair no erro:

1-A sede do homem

Quando Jesus falou com a mulher Samaritana lhe falou de uma Água especial:

“Aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. João 4:14

Claro que aquela mulher devia se sentir muito cansada (como o homem hoje), mas não porque descia ao poço, (talvez mais que uma vez por dia). Então, ouvindo ela a Jesus, aceitou prontamente a água que Ele lhe queria dar:

“Senhor, dá-me dessa água, para que não tenha mais sede e não venha aqui tirá-la”. Verso 15.

Assim é como o ser humano. Procura por todos os meios, solução a sua sede, mas o lugar errado:

No materialismo, no conforto carnal, reconhecimento social, dinheiro, prazeres, passeios entre outros, mas é um desejo totalmente desfasado da verdadeira Fonte que sacia.

Solução: só quando ele mudar de vida e se encontrar com Jesus, é que, (à semelhança desta mulher), entenderá que encontrou o que procurava.

O homem tem uma sede que só Deus pode saciar, ainda que alguns não tenham a consciência clara, porém, acabará tentando saciar a sua sede com tudo que perece.

A mulher samaritana, (como procurou se justificar), tentava saciar sua sede através dos seus relacionamentos. Colocava toda sua expectativa: em pessoas, homens, maridos: porém um dos resultados que ela mesma reconheceu: dos cinco maridos que teve, agora não tinha nenhum: Verso 17 e 18.

Amados, você que teve o privilégio receber esta mensagem nesta manhã, questione-se: Há sede no seu coração que por mais que procura ainda não encontrou?

Lembre-se: refrigério para essa sede, assim como a sede de todos os homens, só pode ser satisfeita se aceitar Jesus: a Fonte da Água Viva!

2- Resultado do erro do homem quando confia em fontes secas para saciar sua sede

Deus chamou a Jeremias para que transmitisse ao povo a sua tristeza:

“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas, que não retêm as águas”. Jeremias 2:13.

Amados, as escolhas mal ponderadas, podem tornar-se “cisternas” rotas. Alguns exemplos:

  1. Há mesmo pessoas que podem ser cisternas rotas para nós, se não somos prudentes.

 

“Naquele mesmo tempo, veio Hanani, o profeta, a Asa, rei de Judá, dizendo-lhe

 

“Porque confiaste no rei da Síria e não confiaste no Senhor, teu Deus… o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos”.  II de Crónicas 16:7.

A confiança no homem, antes de confiaar em Deus pode ser um tragédia.

b)Dinheiro também pode ser cisterna rota sem que nos rendamos conta. 

“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu”. Apocalipse 3:17.

As riquezas terrenas têm desencaminhado almas à condenação. Reflita!

c)Muito trabalho, demasiada ocupação, profissão, talentos: podem ser cisterna srotas. 

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”. Evangelho de Mateus: 16:26.

D)Fama, ídolos, figuras que admiramos: podem igualmente ser fontes de perdição para o homem:

“Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam. Confia, ó Israel, no Senhor: Ele é o teu auxilio e teu escudo”. Salmos 115:8-9.

3- Nós mesmos, se não damos bom testemunho, podemos ser fontes secas para aqueles que nos rodeiam:

Você que conhece a Palavra de Deus, a vive e a anuncia, tornou-se uma fonte de água viva, como aquela que Jesus anunciou à mulher Samaritana.

Além de saciar a minha sede em Jesus, posso ser uma fonte de Água viva para ajudar a saciar a sede do mundo.

Uma pergunta que deve ter a ver conosco:

Quantas pessoas conhecemos nós que estão vivendo “desertos” na vida? Que precisam saciar sua alma em Jesus!

Quando estas pessoas se dirigem a você, brilha como uma fonte de água viva ou lhe volta as cotas?

Quão frustrante seria para mim, ser procurado por pessoas sedentas de Deus e não ter a coragem de apagar-lhes a sede: sendo eu uma fonte!

A sede do homem só pode ser saciada com as genuínas fontes de Deus. Eu e você, podemos e devemos ser essas fontes de Deus.

Não ignoremos a decisão da Samaritana. Amém.

 

António Soares.

Desejo a todos e todas uma santa semana.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article