Fui baptizado nas águas, estou salvo?

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 23 de Abril de 2018.

Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhes anunciou a Jesus.

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água: que impede que eu seja baptizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Atos dos Apóstolos 8:35-36-37.

Fui baptizado nas águas, estou salvo?

Amados, esta é a pergunta de um dos nossos leitores:

“Fui baptizado, cumpri um mandamento, sou salvo?.

Temos nós direito à salvação só porque passamos pelo Batismo nas águas? Que nos revela a Bíblia sobre esse assunto tão importante e de responsabilidade?

Como observamos no nosso texto Bíblico de hoje, o Evangelista Filipe, vinha de anunciar as Boas-Novas ao eunuco quando este lhe perguntou: que impede que eu seja batizado? Filipe lhe respondeu: “É lícito, se crês de todo o coração.“ Ele confessou a sua fé e logo que encontraram água, o batizou.

Queridos, mais de dois mil anos depois deste acontecimento, nada mudou. Quem aceita, pela fé, a salvação que Deus concede por Seu Filho Jesus Cristo, é salvo. Foi bem por esta razão que Jesus também afirmou:

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. Evangelho de João 3:36.

E o Apostolo Paulo deixou este recado aos Romanos:

“A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”. Romanos 10:9.

Prova assim, que o batismo de alguém que não reconhece Jesus como seu único Salvador, por exemplo uma criança que ainda não foi doutrinada ou sem conhecimento de Jesus, está completamente fora do contexto da Palavra escrita. É um erro que os próprios pais têm de assumir.

O Apostolo Pedro vai mais longe:

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo”. I de Pedro 3:21.

Conclusão: O Baptismo é uma prova evidente da união do cristão com Jesus Cristo: Morte da velha vida, enterro do passado e uma nova ressurreição com Ele para sempre.

Decidir batizar-se nas águas, é comprometer-se e confessar publicamente Jesus, Senhor da sua vida: aos homens e à Igreja.

É o testemunho de uma mudança de atitude interna e passar a viver em novidade de vida, o que implica: de acordo com os preceitos do amor e da verdadeira liberdade ensinada por Jesus Cristo. O ensino de Paulo aos Coríntios, independentemente do baptismo, era claro:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram: eis que tudo se fez novo”. II aos Coríntios 5:17.

Amados, após a conversão a Jesus Cristo, Filho de Deus, uma nova vida começa. Em seguida sim, o Batismo deve ser observado: testemunho e em público o que implica o desejo em seu coração de O seguir todos os dias, mão na mão, vontade de Lhe agradar e obedecer todos os dias da nossa existência aqui na terra.

A saber se o Batismo é indispensável para ser salvo, é bom observar as palavras de Jesus para o malfeitor que se encontrava ao seu lado quando já se encontrava na cruz:

“Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.

Lhe respondeu Jesus:

“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraiso”. Evangelho de Lucas 23:42-43.

Provavelmente este homem não teve sequer tempo para ser batizado, mas Jesus lhe respondeu segundo o seu testemunho e sua fé.

Queridos, todo o Novo Testamento nos ensina que o Batismo é uma decisão pessoal. Uma confissão de fé voluntária, em resposta à graça de Deus e que, só aqueles e aquelas pessoas, suficientemente maturas e conscientes, podem declarar e se comprometer a passar por este tão importante e sublime Mandamento.

Atenção à decisão a tomar:

O Batismo não é um ato mágico nem um ritual que conferiria, independentemente da atitude do participante, a salvação ou outra graça divina.

O Batismo por si mesmo não trás solução em caso de infidelidade: do homem a Deus. Por isso a ordem do ensino é clara:

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo:

Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado: e eis que estou concosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém”. Evangelho de Mateus 28:19-20.

Não vou continuar esta mensagem, pois é um estudo da responsabilidade exclusiva do Pastor responsável de cada Congregação.  

Deus lhes dê graça e sabedoria do céu, para conduzir seus participantes a uma decisão fiel e segura. Amém.

 

António Soares.

 

Desejo a todos e todas, uma santa semana.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article