Deus nos acompanha, dá ordens e fortifica nas provas.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 14 de Janeiro de 2019.

Então, disse o Senhor a Moisés: Porque clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

E tu, levanta a vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. Êxodo 14:15-16.

Deus nos acompanha, dá ordens e fortifica nas provas.

Amados, este Livro do Êxodo é rico e pleno de histórias emocionantes. Mas também, sem alguma dúvida, dos mais reveladores da fidelidade de Deus em favor de um povo, que começava a sua primeira experiência Ele. Também foi aqui, por falta de fé, que o povo murmurou contra o Senhor!

Após a libertação do povo, que tinha sido levado cativo para o Egito e mais de quatrocentos anos sofrerem a escravidão, (todos os tipos de trabalhos forçados) ao serviço de Faraó, Deus vinha agora ao socorro do seu clamor. (Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores) Êxodo 3:7.

Esta viagem é tremenda em história e os acontecimentos da mesma, deixa-nos saborear os cuidados maravilhosos de Deus. Este Sublime e amoroso Senhor, que vive e reina, e ainda hoje se move em favor da Humanidade: quando esta Lhe faz confiança.

Os primeiros milagres aconteceram na sua viagem através do Deserto até chegarem à gloriosa terra: Israel.

O que mais me impressiona, na descrição de toda esta “viagem”, são os cuidados do Senhor: Que acampa Seu Anjo: primeiro, à frente para os guiar e logo mais seguindo-os para os proteger. A coluna de fumo. Ela era escuridão para o inimigo, (egípcios perseguidores), e luz para o povo para que pudessem continuar a viagem sobre os Seus cuidados.

Mas tudo não tinha acabado. Algo mais impressionante aconteceu. O Verso 16 do nosso texto de hoje nos revela o poder de Deus em acção. O Mar Vermelho estava ali de frente de todo aquele povo e que fazer agora para que avançassem, pois os egípcios estavam perto?

Deus deu ordem a Moisés:

“Levanta a vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”.

Amados, façamos aqui uma pausa. O nosso Deus não mudou e a Igreja de Jesus Cristo ainda não foi arrebatada. Este acontecimento se revelou no tempo de Moisés, mas, em toda a Bíblia, Deus continua a mostrar o quanto ama o Seu Povo e deseja que todos Lhe façam confiança e obedeçam a fim de receberem os cuidados do Pai. Os combates futuros e até à Sua vinda, vão continuar, cada vez mais,  a precisar dos seus conselhos

Porque clamas a mim? Dize ao povo que avance.

Imaginemos uns instantes, quando Moisés e os Israelitas chegaram de frente daquele grande Mar Vermelho! Seu estado de pânico, sabendo que estavam a ser perseguidos pelo exército egipciano?

Mas como sempre, o Senhor não deixa as coisas pelo meio. Ele lhes tinha prometido:

“Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que entrem nele atrás deles: e eu serei glorificado em Faraó, e em todo o seu exército, e nos seus carros, e nos seus cavaleiros, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, e nos seus carros, e nos seus cavaleiros”. Êxodo 14:17-18.

Amados, há momentos que temos forças para conseguir segurar a “barra” da nossa embarcação, mas não ser capazes ou suficientes, para guardar os braços fortes: sem Jesus. Sabem porquê?

Porque em todas as circunstâncias, mesmo aquilo que podemos fazer humanamente, está sendo auxiliado com a ajuda do Senhor e unicamente por Ele: Pela Sua grande Misericórdia.

Dentro das nossas limitações, (pensamos nós), está tudo bem, mas o que está escrito  e não podemos esquecer:

Deus é amor. Ele pode permitir as provas, superar as dificuldades, mas em tudo tem boas razões para agir segundo a Sua justiça. Nos abençoar através das mesmas, ou punir segundo os nossos méritos.

Recentemente passei por algumas situações “desérticas”. Imprevistas e dolorosas. Mas imaginem bem: foi um tempo de prova, mas de refrigério quando me cheguei mais perto de Deus. Ele respondeu, abençoando ricamente a minha situação e os meus compromissos com Ele.

Para sair do deserto, só nos será permitido quando receber-mos:

Uma ração forte: a Sua Palavra. A espada de dois gumes: o Espírito Santo. Um escudo seguro: a nossa fé.

Amados, nunca duvide do Senhor nem procure combater só. Não deixe que seja o Senhor a combater só por você. A resposta que Deus deu a Moisés foi:

Porque clamas a mim? Dize ao povo que avance.

Combata com as armas que Ele lhe concedeu: Este será o melhor combate. Paulo assim exortava os cristãos do seu tempo: Combati o bom combate, agora me será dada a Coroa.

Como podemos também verificar lá no Capítulo 14: 14 de Êxodo:

“O Senhor pelejará por vós, e vos calareis”. Um combate silencioso e de compromisso, mas que produzirá seus frutos.

O Senhor deseja de nós: uma sã e confiante relação. Ele deseja falar-nos, educar, tornar fortes e acrescentar a nossa confiança: uma fé que produza seus frutos.

Amados, escute bem a Sua voz: sobretudo quando Ele está falando para você. 

Tem tido o sentimento de que o Senhor não caminha ao seu lado? Que Ele não o(a) tem escutado?

Se for esse o seu caso, qualquer coisa não está bem no seu relacionamento com Ele. O que está escrito é que o nosso Deus é um Deus: Omnisciente, Omnipresente e Omnipotente. Criador do Universo e de todas as coisas: visíveis e invisíveis.

Quando Deus deu ordem aos Israelitas para avançar, Ele prometeu protege-los:

“Eis que endurecerei o coração dos egípcios e serei glorificado em Faraó, e em todo o seu exército, e nos seus carros, e nos seus cavaleiros, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”.

Queridos, o Senhor conhece a quantidade de cabelos da nossa cabeça, e ouve todas as pulsações do nosso coração.

Então eu lhes pergunto neste inicio de semana:

Crê você que Ele escuta as suas orações? Que conhece as suas aflições e o seu choro?

Se crê, então escute bem:

“Desejamos que cada um(a) de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança: para que não vos façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas”. Hebreus 6:11-12.

Amados, porque ainda estamos no mundo, temos os nossos problemas de saúde, financeiros e as provas nos desafiam.

Somos como Moisés face ao Mar Vermelho. Mas como ele, também temos conosco o Eterno Senhor dos Exércitos do Céu:

“E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”. Romanos 8:17.

Amados, na certeza das Suas promessas não sombreemos na escura noite, mas levantemo-nos e sigamos os conselhos que foram transmitidos ao povo de Israel: Dize aos filhos de Israel que marchem.

Alegremo-nos e regozijemo-nos das bênçãos que nos têm sido prometidas.

Sejamos em tudo, gratos a Deus por todas as coisas. Não esqueçamos que Cristo morreu por nós e que por Ele temos acesso à vida eterna: Onde não haverá mais dor nem lágrimas.

Sempre felizes: REGOZIJAI-VOS SEMPRE. I aos Tessalonicenses 5:16. Amém.

 

António Soares.

Desejo a todos uma santa semana: com o Senhor na vossa embarcação.

 

Verso do Dia.

 

Eu sei que tudo quanto Deus faz

durará eternamente:

nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar.

E isto faz Deus para que haja temor diante d’Ele.

Eclesiastes 3:14.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article