Porquê e quando é necessário o Avivamento da Igreja?

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 21 de Janeiro de 2019.

Oração do profeta Habacuque sob forma de canto: Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi: aviva ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica: na ira lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2-3.

Porquê e quando é necessário o Avivamento da Igreja?

Para que o pecado não atinja os cristãos, a Igreja deve procurar, em todo o tempo, a visitação do Senhor. O Avivamento tem de ser permanente no meio do povo de Deus.

O profeta sabia que o povo havia pecado, e, por consequente ia ser submetido ao juízo de Deus. Em tais circunstâncias, ele faz duas petições:

a) O profeta consciente das suas faltas, ora a Deus, que descesse ao meio do povo e, manifestasse de novo a Sua presença e poder: o derramamento da Sua graça: O Espírito Santo.

b)  Como podemos nos aperceber, orou para que Deus se lembrasse das Suas misericórdias,  tendo conta da aflição e angústia que estavam passando em suas vidas. Por outra palavras, sem a Sua misericórdia pereceria.

Amados, frequentemente ouvimos orações: Senhor aviva a Tua obra! Manda um Avivamento! Mas queridos se não houver mudança de vida, tudo fica na mesma. O Senhor conhece a necessidade da Igreja, a ama, mas é exigente no seu viver.

Sinceramente, não sei como responder: Amém.

Em 1989, a Igreja da Assembleia de Deus em Paris, Templo de Bétel, experimento um grande Avivamento. Amenas três homens apenas estavam envolvidos. Teimosos (é a expressão que encontro”, não abandonaram e o imprevisto aconteceu: O Espírito Santo cumpriu a promessa de Joel 2:28.

Os Pastores envolvidos eram: Pastor Manuel Marques, (meu Pastor 8 anos, Pastor Manuel Lourenço e O Pastor Trabulo, “já com o Senhor”, seguidos por toda a Igreja.

O objetivo do Avivamento para a Igreja amados, tem pelo menos 9 importantes razões de ser observados. O Avivamento que vem do Senhor é a Coluna, a Solidez e única Força para a Igreja voltar à sua origem: quando deixou de ser o que era. Então quando é mais necessário exatamente?

 

  1. Quando descobrimos que na Congregação, não existe mais a flama no seu meio como noutro tempo.

Quando Ela deixa de ser luz e sal. As pessoas cansam quando deixa de ser essa sublime fonte de vida.

É importante salientar que Jesus é a solução e não uma solução. É Ele a fonte de vida que mana do Senhor.

 

  1. Quando o povo de Deus perde a visão do Alto e se torna uma instituição forjada por homens.

O que é que acontece exatamente? O querer do homem passa a ganhar terreno sobre o querer de Deus. A democracia passa a substituir a teocracia.

 

  1. Quando o povo de Deus perde seu primeiro amor, e sua dependência d’Ele.

O povo passa frequentemente a um sistema que se instala no seu meio: hábitos e tradições e, Deus passa a ser simplesmente um mito.

 

  1. Quando o temor de Deus deixa de ser o centro das intensões do Seu povo e, o pecado é aceite, tolerado e ignorado.

Assim estava a acontecer com os caldeus O pecado, passeava livremente sem ser incomodado. Um exemplo: o que está a predominar algumas igrejas no mundo:

A Igreja abandona os seus princípios e ordena homossexuais como servidores.

Atenção queridos, estejamos atentos porque o que era protegido pelas Sagradas Escrituras, nalguns movimentos, passou a ser tolerado.

 

  1. Quando o arrependimento não é pregado.

Quando o homem procura aderir: mais a um clube que a uma vida em Cristo Jesus. Perdem a consciência do seu estado.

 

  1. Quando a Igreja deixa de proclamar a santidade de Deus, e a Sua cólera face ao pecado.

Líderes que perderam a autoridade e a ousadia de confrontar os cristãos com a verdade:

Ou por causa do seu estatuto social, seu poderio monetário, ou simplesmente com medo de perder seus membros.

 

  1. Quando não se fala mais do inferno nem da justiça de Deus.

Para não os perturbar ou afastar, uma mensagem de exortação tornou-se essencial.

 

  1. Quando já são poucos ou inexistentes os milagres.

 

Os dons do Espírito Santo devem continuar ser visíveis no meio do povo.

 

Quando não acontecem milagres, (falta da presença do Espírito Santo) os endemoniados podem instalar-se confortavelmente, desde que os dons não discirnam a sua presença. O cristianismo sem milagres: passa a ser um instituição religiosa unicamente.

 

  1. Quando não há mais crescimento: novas vidas rendidas ao Senhor.

 

Observamos um grande descuido em relação à evangelização. Ou então levanta-se uma ou duas pessoas e os outros observam. É bom olharmos para as últimas gerações e ponderar:

 

Depois de passar uma primeira, segunda e terceira geração, já fica uma geração intermediária, (para trás), que não é tocada pelo cristianismo Bíblico.

Filhos que nasceram no meio de movimentos de várias gerações e não vivem um real cristianismo, precisam de um real Avivamento.

A Igreja precisa desse renovo. Nós precisamos de uma real presença de Deus. Uma real visitação.

Precisamos ver o crescimento, mas, sobretudo, ver os nossos povos servindo o Deus vivo, entregando-se a Jesus.

Alguém: homem de Deus bem conhecido da Igreja, (…), deixou escrito o seguinte:

“A Igreja perdeu seu sabor profético, sem o qual, o Avivamento não se pode manifestar”.

U outro escritor evangélico também escreveu:

“Se a Igreja não desperta, Deus não se moverá no seu meio: o Único Senhor da Igreja”.

Tenho vindo a observar que muitos têm o desejo de servir Deus. Pregar a Palavra. Entrar no movimento. Mas, creia amigo e senhora, é impossível que alguém que queira servir Deus: se primeiro não parar de correr e reflectir sobre estas linhas cheias de verdade.

Encorajo cada um e cada uma a reflectir, especialmente sobre a sua situação (testemunho pessoal), e também sobre as, (necessidades), da cidade ou da aldeia onde queremos trabalhar e colocarmo-nos algumas questões.

Talvez que o Avivamento não esteja longe da  porta da Igreja onde frequenta, mas não esqueça: você é a principal (pedra) na sua construção. Amém.

 

António Soares

Nossa próxima mensagem: o Avivamento: responsabilidade da Igreja.

 

Desejo a todos uma santa semana: com a presença constante do Espírito Santo.

 

Verso do Dia.

 

Os meus olhos procurarão os fiéis da terra,

para que estejam comigo:

o que anda num caminho reto ,

esse me servirá. O que usa de engano

não ficará dentro da minha casa:

o que profere mentiras

não estará firme perante os meus olhos.

Salmos 101:6-7.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article