É o Senhor quem nos capacita para as provações.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 19 de Agosto de 2020.

Eis que, se me adianto, ali não está: se torno para trás, não o percebo.

Se opera à mão esquerda, não o vejo: encobre-se a mão direita, e não o diviso.

Mas ele sabe o meu caminho: prove-me, e sairei como o ouro.

Nas Suas pisadas os meus pés se afirmaram: guardei o seu caminho e não me desviei dele.

Jó 23:8-9-10-11.

É o Senhor quem nos capacita para as provações.

Prova-me e sairei como o ouro.

Amados, grande exemplo nos dá o servo Jó. Segundo a leitura (texto Bíblico de hoje), ele era consciente de que o Senhor não se tinha esquecido dele. Ele se dispunha, (LIVREMENTE), a deixar tudo nas Suas mãos e o tomasse para que nenhuma adversidade perturbasse a sua fidelidade e confiança: para com Ele.

Este Livro nos ensina que apesar das lutas, (quando a nossa confiança está no Senhor), nada nem ninguém pode contra nós. Mesmo Satanás procurou tentá-lo, (apesar das afirmações que ouviu do Senhor) quando Ele lhe pergunta:

“Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, reto, e temente a Deus e desviando-se do mal”. Jó 1:8.

Jó enfrentou as adversidades da vida: cruéis deceções e aflições, provocadas  pelos seus próprios amigos.

Mas a fidelidade de Jó não ruiu a sua fé. Ele considerou seu sofrimento como uma prova de confiança: no se Senhor e do Seu amor por Ele.

Prove-me, e sairei como o ouro. Guardei o seu caminho e não me desviei dele.

A prova que Jó estava enfrentando era semelhante à de Abraão, quando Ele é convidado por Deus a tomar seu filho Isaque a  ir à terra de Moriá para oferecer seu filho Isaque em holocausto.

Amados, Jesus foi o Grande Exemplo. Foi provado pelo sofrimento MÁSSIMO. É para Ele que temos de procurar imitar: Ele é o nosso Grande exemplo.

A firme convicção do servo Jó, de que seria aprovado no “teste” e que nunca abandonaria o seu Senhor, baseava-se na sua obediência fiel do passado, no seu amor à Palavra de Deus e fervente temor ao Seu Nome.

Nos momentos em que Jó enfrentava os combates da vida, confiou de que Deus o colocava  face a provas difíceis, mas para o preparar para grandes vitórias. Ele sentia, (como descreve o texto): ficaria puro como o ouro.

O amados, o ouro para guardar seu real valor e a sua resistência face a qualquer outro metal precioso, passa por duras “provas”. Só depois pode ser avaliado!

As provas que os filhos de Deus enfrentam neste mundo, provam o quanto o nosso Deus nos ama. Permitindo que Seu próprio Filho enfrentasse o Calvário, também mostrou ali o Seu grande Amor por aqueles que O amam.

Os “amigos” de Jó estavam lá, (para nós deve ser um exemplo), mas estavam tão preocupados com a vida e o seu bem-estar que apenas o julgavam e criticavam: acabaram por passar ao lado dos “Projetos de vida que Deus tinha preparado para eles”.

Amados, Deus sempre permitiu e vai permitir, que enfrentemos provas, mas com um só objetivo final: nos tornar perfeitos, completos e sem falhas.

Face aos problemas, Jó guardou seus olhos no Senhor. Ele esperava muito mais que provas. Ele sentia em seu coração que precisava compreender o que o seu Senhor lhe queria ensinar. Ele tinha razão e o seu fim o provou.

Queridos, nós também temos de nos preparar a ser provados. Já testemunhei das provas que enfrentei na minha vida e desde a minha juventue. Mas glória a Deus, Ele nunca me abandonou nem abandonará.

A Bíblia nos ensina a ser corajosos e a considerar as diversas provas da vida, (às quais estamos expostos), mas sempre bem controladas pelo Senhor: sabendo que elas produzirão a paciência. O conselho do Apóstolo Tiago ainda é para hoje e para aqueles que continuam esperando a Sua vinda:

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé, produz paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem falar em coisa alguma”. Tiago 1:2-3-4.

Deus nos quer purificar e, tornar puros como o ouro.

Amados, se nesta manhã está enfrentando uma prova, semelhantemente a Jó,não permita que as suas forças se esgotem. Á semelhança do servo entregue a Deus e espere n’Ele como único Refúgio. Ore para que lhe revele o que Ele deseja realmente fazer na sua vida, mas continue fiel.

Coopere com Ele e deixe que lhe mostre a vitória sobre os problemas.

Persevere e suporte com paciência o tempo: ele é passageiro pois não somos de cá.

Não esqueçamos que Ele nos ama e que, através das experiências da vida, nos quer abençoar e tornar mais puros do que o ouro.

Que o Senhor Espírito Santo nos conduza pela vontade do nosso Pai Celeste. Amém.

 

António Soares.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article