Homens que soberam escolher o melhor.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 02 de 2020.

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor que sacrificar: e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como a iniquidade e idolatria; Porquanto tu rejeitaste a Palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. I de Samuel 15:22-23.

E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá para todo o sempre. Deuteronómio 4:40.

Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos:

Sobre aqueles que guardam o seu concerto, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir. Salmos 103:17-18.

Homens que escolheram obedecer ao Chamado do Senhor.

Amigos leitores, esta mensagem nos revela através dos muitos Versículos da Bíblia, a base fundamental de uma obediência que agrada ao nosso Deus.

As crianças, desde muito jovens, são geralmente anti obediência!

E nós, adultos, qual é a nossa atitude? Aceitamos nós obedecer à vontade do Pai ou nos opomos e resistimos?

Gostaria de partilhar convosco três ordens de obediência:

Obediência frente ao dilema.

Obediência específica a uma ordem divina.

Obediência suprema.

  1. Daniel 3:8 a 30.

Amigos, os três amigos de Daniel sabiam e conheciam perfeitamente o alto risco que enfrentavam ao rejeitar o decreto de Nabucodonosor. Seus acusadores andavam por perto a fim de vigiar as suas atitudes e de seguida os fazer condenar.

Mas, para eles (servos de Deus), obedecer a Nabucodonosor, era transgredir o primeiro e segundo Mandamento, que eles estavam determinados a respeitar. Eles escolheram depender do Grande Deus do Universo e não se submeter às ordens do poderoso rei da Babilónia. O Apóstolo Pedro, correndo de igual modo o risco de prisão ou morte perante o Sinédrio, tomou uma posição, dizendo:

“Porém respondendo Pedro e os Apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. Atos 5:29.

Eles encararam: ou serem libertos de maneira milagrosa ou morrer!

Obedecer a Deus, é por vezes reconhecer de antemão o que vamos enfrentar. Mas essa escolha, deixa à soberania a Deus, Mestre incontestável das nossas vidas, nossa confiança, seja qual for o preço a pagar.

  1. Génesis 22:1 a 19.

Abraão tinha razão de ter ficado destabilizado por esta ordem divina desconcertante. Portanto, sem hesitar, no dia seguinte se levantou cedo, conforme narra esta tremenda história:

“Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois dos seus moços e Isaque, seu filho: e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera”. Génesis 22:3.

Uma questão o perturbava:

Porque é que Deus lhe queria retomar o filho que lhe tinha dado? Queridos, é importante saber esperar no Senhor. Mesmo sem compreender o que estava acontecendo, ele escolheu se abandonar nas mãos do Senhor. Ficou assim escrito para nosso conhecimento:

“Pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigénito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar. E daí também, em figura, ele o recobrou”. Hebreus 11:17-18-19.

Sua admirável obediência foi recompensada. Deus lhe restitui seu filho. Abraão saiu vitorioso desta grande prova e Deus guardou o primeiro lugar no trono do seu coração.

Somos desafiados a refrear os nossos sentimentos, mesmo os mais legítimos, e colocar toda a nossa fé no Todo-Poderoso. É uma exigência divina.

  1. João 6:38 Hebreus 5:7-8-9. Filipenses 2:5 a 11.

Amados, Jesus também sabia, se queria compelir os desejos do Pai Redentor, até onde podia ser conduzido. Ele tinha vindo para morrer numa cruz. Revestido de natureza humana, Ele renunciou à glória celeste e baixou ao mais baixo dos servidores, e com um só objectivo: nos comprar, nos resgatar: do nosso pecado e vã maneira de viver.

A Sua obediência e até à Sua morte, foi o preço que custou a nossa salvação.

Tenhamos fixos os nossos olhos fixos sobre Ele, nosso Modelo por excelência, e louvemo-Lo pelo Seu infinito amor e graça.

Se pretendemos amar Deus, conhecer Seu Filho e viver em comunhão com Ele, a nossa vida deve encontrar-se em harmonia com os Seus Mandamentos. João nos deixa este sublime texto:

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. I de João 2:3-4-5-6.

Amigo, amiga, queridos irmãos, é tempo de refletir e deixar de nos aborrecer uns aos outros. Deus não se deixa escarnecer. Ele conhece: o nosso deitar, o nosso assentar e o nosso levantar. Está escrito:

“Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu concerto e os seus testemunhos”. Salmos 24 25:10. Amém.

 

António Soares.

 

Para todos, um excelente fim-de-semana, dirigidos pelo Senhor Espírito Santo.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article