Saudai-vos.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização. Mensagem do dia 09 de Setembro de 2021.

Saudai-vos uns aos outros com ósculo de caridade. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém. I de Pedro 5:14.

Todos os irmãos vos saúdam; Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Saudação da minha própria mão, de Paulo. I aos Coríntios 16:20-21.

Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.

Saudai-vos.

Amados de Deus, precisamos de discernimento do sentido das palavras que nos foram ensinadas através da Bíblia. Os Apóstolos: Pedro e Paulo nos exortam a nos saudar, a viver uma santa comunhão uns com os outros.

Qualquer que seja o gesto, esta comunhão deve ser saudável e agradável a Deus: seja o beijo, o abraço, palavras confortáveis ou encorajadoras!

Esses gestos, (em nenhum caso), podem ser praticado com hipocrisia.

Todos nós, a qualquer hora do dia, cumprimentamos pessoas que encontramos ocasionalmente. Essas saudações, (muitas delas rotineiras), devem ser valorizadas e se necessário mudar de “sintonia”, para dar lugar a uma santa saudação: SANTO ÓSCULO.

Essa prática começa: primeiro nas Assembleias dos Santos: dando o exemplo e não fazendo como o mundo faz.

Para que a saudação seja agradável, é necessário que ela seja sincera. A hipocrisia deve ser banida das nossas relações.

Infelizmente, na nossa sociedade existem ”beijos” como aquele que Judas praticou quando entregou Jesus. Ele o alertou:

“E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem”? Lucas 22:48.

Essas saudações não pode existir no meio do Povo de Deus.

O Salmista denunciava exemplos do seu tempo, escrevendo:

“Cada um fala com falsidade ao seu próximo: falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente”. Salmos 12:2-3.

Que as nossas saudações, independentemente: da raça, cor, nível social da pessoa, etc., sejam cordiais e com coração dedicado.

Para que a nossa saudação seja santa, é necessário também que ela seja afetuosa. A nossa saudação deve ser acompanhada de afeção. Jesus nos deixou um grande exemplo, aceitando e recebendo todas as pessoas: sem expectação. Santos são portanto todos aqueles que O reconhecem e procuram seguir Seu exemplo.

A sinceridade e a afeção, começa por saber escutar os outros. A exortação de Paulo aos Romanos é muito ponderada:

“E, rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes: desviai-vos deles. Porque os tais não servem ao nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre: e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices”. Romanos 16:17-18.

Para que a saudação seja santa, também é necessário que ela seja moderada. Paulo também ensina que uma saudação exageradamente “curvada” pode perder o seu real valor. Assim como comentários com muitos detalhes!

Amados, sejamos nós mesmos: moderados e humildes em todas as nossas relações:

Nos nossos gestos, na nossa linguagem e no nosso partilhar. Em relação ao próximo, qual seja o sexo ou idade, Paulo exortava:

“Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais: Aos jovens, como a irmãos: às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza”. I a Timóteo 5:1-2.

Saudemos os idosos, jovens, mulheres de (mais e menos idade), com o mesmo respeito que desejamos que nos façam.

Importante: Para que a saudação seja santa, é necessário que ela seja mútua.

Quando saudamos alguém e que a sua resposta é “fria”, pode fazer-nos doer é certo, mas graças a Deus, porque Ele nos exorta a saber perdoar.

Nós não podemos adivinhar o que vai no coração de muitas pessoas. Não nos fiemos às aparências, elas podem ser enganosas. Então Paulo também ensina sobre a humildade:

“A caridade é sofredora… Não porta com indecência… Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade: tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. I aos Coríntios 13:4-5-6.

A saudação, (em geral), é um encontro com pessoas diferentes, e deve ser sempre: saudável para ser eficiente.

Quando vamos à presença de Deus para O adorar, mesmo com as nossas ofertas, se há algo que não está bem nas nossas relações, este é o ensino que Jesus Cristo deixa:

Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz…”. Evangelho de Mateus 5:24-25.

Por outras palavras, as nossas atitudes podem impedir a bênção que Deus tem determinado, cheguem até nós.

 

Este é um modo essencial na nossa comunhão fraternal. David louva o viver saudável do cristão:

Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união”. Salmos 133:1. Amém.

 

Bom Dia para todos.

António Soares.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article