Valorizar todas as pessoas.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 08 de Novembro de 2017.

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:14-15

Valorizar todas as pessoas.

A importância da nossa relação com todos.

Amados, nós somos chamados a servir o Senhor. Investir os nossos dons e talentos, ao serviço dos outros.

Deus chama pessoas de todas as origens: sociais e culturais, a fim de formar uma única equipa: “FORTE”. É a este povo que Ele chama: Sua Igreja. Unida e possa livremente trabalhar na construção do Seu Reino.

A todas estas pessoas Ele também chama um “corpo”. Muitos membros mas, que todos eles têm funções importantes e específicas. Ele ilustra a Igreja: o corpo de Cristo.

É exatamente o que acontece com a variedade de dons que foram distribuídos pelo Senhor. Não são mais importantes, uns que os outros, mas a harmonia que há entre eles cooperam para alcançar os objectivos, para os quais Deus predestinou.

Hoje somos um Exército. Soldados veiculados pela Palavra de Deus, preparados para um combate difícil, mas seu Comandante é o maior: Imensurável e Infinito.

Amados, as nossas diferenças formam uma riqueza para o nosso Criador, mas elas podem gerar indiferenças e mesmo conflitos, que podem perturbar as nossas relações. O nosso texto de hoje nos aconselha: que nenhuma raiz de amargura, brotando, nos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

O conselho da Palavra é importante: Segui a paz com todos:

Com o mundo, com a Família e entre a família de Deus.

Como podemos nós gerir? 1° Aprender a lidar uns com os outros: com paciência e a ajuda de Deus, a fim de evitar consequências tais que: discórdia, divisão, querelas e sobretudo fratura do “corpo”, a quem Deus chamou para O servir.

Jesus nos convida também a olhar para Ele. Vejamos um dos seus grandes exemplos:

“E qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Evangelho de Mateus 20:27-28.

As causas dos conflitos devem ser tratadas à luz das Santas Escrituras. A Palavra de Deus nos dá exemplares conselhos como gerir, deixando-se guiar pelo Espírito Santo.

Neemias quando chegou a Jerusalém para reconstruir os muros destruídos pelo inimigo, a primeira coisa que fez, foi “limpeza”. Ele nomeou homens e mulheres com um mesmo espírito de serviço. Aqueles que até ali lideravam e castigavam o povo, Ele mesmo tomou a liderança criando novas diretrizes. Homens da sua confiança.

O inimigo procurou retardar a construção, mas Neemias tinha colocado tudo nas mãos do Senhor e Deus era com ele. O que podemos observar, é que as misturas, (muitas ideias sem o avale de Deus): Atrasam Seus planos:

Paulo precisava da confiança de homens submissos e responsáveis: Efésios 3:1 a 13.

O extenso texto de Paulo sublinha a importância de uma relação harmoniosa no “corpo” que é a Igreja.

Não nos preocupemos com os erros dos outros, mas reconsideremos a nossa maneira de reagir perante eles.

O Apóstolo nos exorta a dizer a verdade com amor, a fim de não provocar a ira com as nossas palavras, mas que nossas relações glorifiquem a Deus.

Ele ensinava:

“Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Efésios 4:15;

Sem espírito de crítica, irritação ou cólera…

“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfémias, e toda malícia seja tirada de entre vós”. Efésios 4:31.

A fim de promover a reconciliação, o perdão e a unidade, temos de manifestar humildade, carinho e paciência, nos suportando uns aos outros.

Com a ajuda do Espírito Santo, devemo-nos examinar e confessar nossos pecados:

“Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus voe perdoou em Cristo”. Efésios 4:31.

Pedir perdão àqueles que ofendemos e perdoar àqueles que pecam. Procurar a coesão do corpo, para dar bom testemunho à nossa volta.

Amados, sejamos conscientes. Não pode haver unidade, sem perdão e sem disciplina. Se houver uma genuína humildade e atitude de perdão, os problemas serão superados.

Tem que haver em nós as qualidades que nos identificam. Estes foram alguns dos conselhos de Paulo aos Efésios:

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”. Efésios 5:18-19-20-21.

Todas estas qualidades precisam ser cultivadas, a fim que elas traduzam: pelas nossas atitudes, ações de graças que honrem nosso Senhor. Amém.

António Soares.

Um dia abençoado para todos e todas.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article