Esquecer é perdoar.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 23 de Março de 2018.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado: mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,

prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14.

Esquecer é perdoar.

Amados, se hoje se levantasse um outro Paulo, o chamariam de louco. É incrível ouvir da boca de um homem: perseguidor da Igreja, com uma situação culta do mundo tão elevada, com uma educação académica fora de série, após ter tido um encontro com um Homem chamado Jesus, reverter completamente a sua posição. Com ousadia, agora ele declarava, como está escrito:

“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: Pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo”. Filipenses 3:8.

Trocar tudo. Deixar tudo, para ganhar a Cristo. Sublime discurso e qual vivência!

Amados, a pergunta que faço nesta manhã é a seguinte:

Temos nós por ventura dificuldade a esquecer o mal que fizemos no passado, ou o mal que causamos aos outros, ainda hoje? Tenho uma boa novidade a vos anunciar:

Cada promessa divina é provida do poder de Deus, o necessário para que ela se cumpra em cada vida. Paulo decidiu, segundo o que acabamos de ler, esquecer tudo, bom e mau, e nós, se é que desejamos alcançar a misericórdia de Deus e ganhar a Cristo, temos de fazer a mesma escolha.

Se é que estamos interessados, pelo menos três promessas nos foram feitas e temos que nos apressar a tomar posse:

Não temas, porque não serás envergonhada: e não te envergonhes, porque não serás confundida: antes, te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido: Senhor dos Exércitos é o Seu nome: e o Santo de Israel é o teu Redentor: Ele será chamado O Deus de toda a terra”. Isaías 54:4-5.

2° “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz: Porventura não o sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”. Isaías 43:18-19.

 

As maldições do passado ficarão esquecidas: “Porque eis que eu crio céus novos e nova terra: e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio: porque eis que crio para Jerusalém alegria, e para o seu povo, gozo”. Isaías 65:17-18.

É bom recordar a palavra: criar. Deus pode mudar (como já fez) e colocar em ordem tudo na nossa vida, mesmo no máximo do caos, criar das frias cinzas passadas, a Beleza da vida.

Mas, a cura das nossas dores passadas, não será instantânea! É necessário alcançar nova maturidade. Aceitar ser provado(a) pra lá dos nossos limites e saber perdoar sem cesse aqueles que nos aborrecem. Depois sim, será a nós recordar o Senhor das nossas dores. Paulo recorda:

“Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, e Silvano e Timóteo, não foi sim e não: mas n’Ele houve SIM. Porque todas quantas promessas há de Deus são n’Ele sim: e por Ele o amém, para glória de Deus, por nós”. II aos Coríntios 1:19-20.

Amados, hoje, Deus quer continuar a perdoar as nossas faltas, mas sobretudo curar as feridas do passado. A Sua graça hoje, é bem mais valiosa que todas as bênçãos: passadas, presentes e futuras.

Procuremos viver debaixo da Sua graça em todo o tempo.

Paulo tinha razões para esquecer o passado. Ele não tinha esquecido, sobre suas ordens, aqueles que apedrejaram e mataram Estêvão, o primeiro mártir. Todos nós já fizemos alguma coisa de errado na vida, a qual nos envergonhamos e vivemos sobre a vigilância atentiva do nosso inimigo que nos acusa diante de Deus todos os dias. Mas a graça de Deus nos alcançou.

Agora, como a nossa esperança está em Cristo, podemos esquecer o que nos condenava, as nossas culpas do passado e olhar em frente, para que Deus, em tudo, nos ajuda a ser humildes.

Aproximemo-nos d’Ele com confiança. Amém.

António Soares.

 

Um Santo e abençoado fim-de-semana para todos. Até pra semana se Deus quiser.

 

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article