Quatro elementos essenciais.

Publié le par Tonio

Centro Cristão de Evangelização: Mensagem do dia 05 de Junho de 2018.

Não veio sobre vós tentação, senão humana: mas, fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis: antes, com a tentação dará também o escape, para que possais suportar. I aos Coríntios 10:13.

Quatro elementos essenciais.

Amados, ouvimos com frequência pessoas que se justificam: pecar é humano, vou continuar...

Essa é mais uma das frequentes mentiras que o diabo levanta para enganar os filhos de Deus.

De fato não somos perfeitos, (já o tenho ouvido), mas somos nascidos de novo. Paulo afirma aos Coríntios que, nenhum cristão necessita cair da graça de Deus, na desgraça do diabo. Mas para isso, temos de ser vigilantes e recorrer com confiança ao poder do precioso sangue de Jesus que foi derramado em nosso lugar.

Quero partilhar convosco alguns pontos essências que podem ser de grande preciosidade para uma vitória inabalável: mais paz e mais confiança. Vejamos portanto:

 1°- Façamos prova de sabedoria.

Procurar a sabedoria do Alto, é fazer hoje o que nos felicita e recompensa amanhã. Temos um Deus Grande em misericórdia. Ele é um Grande revelador e Conselheiro.

Claro que temos que aprender com os nossos erros. Considerar os problemas com os quais somos confrontados e procurar tempo para nos questionar sobre os mesmos: que decisão devo tomar e como gerir para que os resultados nos façam crescer em maturidade espiritual.

Eu aprendi bem cedo a tomar posição: fazer contas e orar a Deus, para que me ajudasse a tomar iniciativas que Lhe agradasse. Davi, entre outros, nos deixa um excelente exemplo:

 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Salmos 139:23-24.

Amados, Davi não queria ser mais surpreendido. Tudo devia depender do seu Deus. Por outras palavras, para nós:

“Ou agimos de maneira responsável, ou então as circunstâncias nos farão pagar nossos erros”.

Outro benefício da sabedoria de Deus, é que ela pode evitar todo o processo de culpabilidade, que pode tornar-se pesado. Não sei como acontece com os outros, mas, pessoalmente, tenho mal a enfrentar o sentimento de não ter feito o que devia, quando devia. A boa nova é que a sabedoria nos faz avançar e produz em nós grande colheita de bênção.

 2°- Acredite sempre que pode resistir à tentação.

Não é boa ideia pensar: “espero não ser tentado hoje, como aconteceu no passado”.

Temos de confiar de todo o coração que Deus nos dá as forças necessárias para resistir à tentação. Em todas as circunstâncias Deus quer que vivamos com a convição: que estamos em paz com Ele e na direcção certa do nosso caminhar. Vejamos como Paulo ensinava aos Coríntios:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana: mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis: antes, com a tentação dará também o escape, para que possais suportar”. I aos Coríntios 10:13.

 Portanto amados, não vivamos mais de incertezas. Não diga: “não vou conseguir resistir”.

Quando isso acontece, estamos a duvidar de nós mesmos e até do poder de Deus, acabando por entrar no jogo do diabo.

3°- Preocupemo-nos sempre em estar preparados...

Certamente que todos conhecem a Parábola das Dez Virgens.

Cinco de entre elas, enganaram-se a si mesmas. A Palavra de Deus nos ensina que elas, imprudentemente, desvalorizaram o conselho de Deus. Tinham pouco azeite nas suas vasilhas. A presença do azeite simboliza a presença do Senhor Espírito Santo em nossas vidas. Como acontece com tantas pessoas hoje, elas lembraram-se tarde demais dos seus compromissos com Deus. Elas foram pedir às outras cinco que lhes dessem esse “precioso azeite”, mas era tarde demais e era impossível. A salvação é um assunto pessoal.

Amigos, pode acontecer com todos que imprudentemente adoram deuses preparados pelos homens, deixando a sua relação com o Verdadeiro Deus.

É importante separar tempo para se encontrar com Ele e se assim não fizer, nunca vai conhece-Lo pessoalmente.

Examinemos tudo, é o conselho das Sagradas Escrituras. Jesus avisou que neste tempo, muitos desses deuses se levantariam, tomariam Seu lugar e enganariam a muitos.

4°- Evite o contexto da tentação.

Assim a Palavra de Deus também alerta:

“Afasta da tentação o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa”. Provérbios 5:8.

Quantas vezes temos ouvido este conselho? Quantas vezes o cristão têm sido avisado? Mas, quantos já cederam à imprudência?

Queridos amigos, e especialmente jovens, procuremos ser rodeados de pessoas que nos ajudem a viver uma vida espiritual justa e criativa. Um clima saudável onde Deus é quem está dirigindo as nossas vidas

Se porventura encontram pessoas ou jovens que precisam de Deus, façam atenção que elas não vos influenciem, mas seja você mesmo um fermento purificador.

Para concluir:

 Não faça demasiada confiança em você mesmo(a).

Um grave problema surge nos dias de hoje. Alguns cristãos confiam demasiado nas suas capacidades espirituais, ignorando o poder de Deus.

Somos tentados a nos atribuir méritos. Mas infelizmente nada de firme e seguro aprendemos se não nos humilhar diante d’Ele, dando-Lhe todo o lugar em nossas vidas.

O ser humano encontra sempre, de uma maneira ou outra, minimizar os seus problemas. Tem confiado demasiado em si mesmo, mas o cristão é convidado a ser vigilante:

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia”. I aos Coríntios 10:12.

Se pensa ser capaz de resistir à tentação, nunca diga: “consegui”. Dê, antes tudo graças a Deus pela vitória que Ele lhe concedeu. Aplique-se, dia após dia, a confiar n’Ele, pois quando estamos fracos, n’Ele somos fortes. Amém.

António Soares

Deus abençoe ricamente.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article